AVALIAÇÃO DA FLORA MICROBIANA EM TECLADOS DO HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL
Resumo
Justificativa e objetivos: A contaminação de superfícies tem desempenhado um papel importante na transmissão de patógenos e infecções nosocomiais, sendo fonte de transmissão de organismos multirresistentes inclusive. O uso do teclado por mãos dos profissionais da saúde supera a quantidade de vezes que o equipamento é higienizado, na maioria das situações, sendo um grande vetor de transmissão. O atual estudo visa avaliar a incidência de contaminação bacteriana nos teclados de computadores da enfermaria clínico-cirúrgica de um hospital de Caxias do Sul.
Métodos: Estudo transversal, com amostragem por conveniência. Serão avaliados todos os teclados dos setores de internação clínica e cirúrgica, com análise microbiológica focada no isolamento e identificação de bacilos gram negativos patogênicos, incluindo teste para os produtores de carbapenemase, e estafilococos testados para perfil de resistência à meticilina (MRSA), utilizando os meios ágar sangue e no MacConkey.
Resultados: Após coleta e semeadura nos meios de cultura, três amostras (15%) apresentaram crescimento de estafilococos com perfil de sensibilidade à meticilina (MSSA). Não houve isolamento de MRSA ou bacilos gram-negativos patogênicos na amostra.
Discussão: O atual estudo não mostrou contaminação por germes patogênicos nos teclados do Hospital Geral de Caxias do Sul, sugerindo que estes dispositivos não se constituem em relevante reservatório desses micro-organismos.Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License
Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo