Avaliação da prática de prescrição antibiótica por alunos de graduação e profissionais da saúde em uma região do Sul do Brasil.

Magda de Sousa Reis, Márcia Helena Wagner, Ronise Ferreira Dotto, Marcelo Carneiro, Pedro Henrique Ferreira de Menezes, Bruna Feron, Millena Machado Becker, Michele Altermann Platen, Kathleen Elizabeth Zimmer

Resumo


Introdução: O uso indiscriminado e irracional de antimicrobianos aumenta a incidência de resistência bacteriana. O objetivo deste estudo foi investigar a conduta de prescrições de antimicrobianos por alunos de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Cirurgiões dentistas de uma região do Sul do Brasil. Metodologia: estudo exploratório quantitativo descritivo, realizado com alunos da Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e cirurgiões- dentistas da rede pública e privada de cidades que compõem a 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados e discussão: A pesquisa teve 121 participantes e obteve como principal resultado a prescrição indiscriminada de antibióticos, frente a situações que não os requerem. Conclusão: As lacunas de conhecimento na prescrição antibiótica e seu uso irracional são perceptíveis e precisam ser preenchidas com a disseminação de boas  práticas, prevenindo futuras infecções em ambientes clínicos e hospitalares. 



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo