Efetividade de ações educativas para adesão a meta de higienização das mãos em uma unidade clínica
Resumo
Justificativa: A higienização das mãos constitui ação simples, de impacto significativo e eficácia comprovada na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Objetivo: Analisar a efetividade de atividades educativas na prática de higienização das mãos em unidade clínica. Método: Pesquisa quase-experimental em uma enfermaria de Clínica Médica. A amostra foi em sequência. Participaram da amostra 12 técnicos de enfermagem, 5 enfermeiros e 8 médicos. Foram realizadas atividades educativas voltadas para a equipe multiprofissional em abril (momento 1) e em agosto de 2019 (momento 2). Variável desfecho - Higienização das mãos; e variáveis explanatórias: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluídos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas do paciente; higienização com água e sabonete; higienização com álcool gel; não higienização. A análise dos dados aconteceu através de tratamento estatístico descritivo simples. Resultados: Observou-se aumento da higienização das mãos, de 34,6% para 57,2% após as atividades educativas. Tanto no momento 1, quanto no momento 2, o produto mais utilizado foi a água e sabão (28% e 43,5%, respectivamente), e a oportunidade mais atendida foi após o contato com o paciente (57,6% e 42,5%, respectivamente). Conclusão: O estudo indica a necessidade da implementação de estratégias contínuas de sensibilização dos profissionais que foquem na técnica de higiene das mãos, reconhecimento de oportunidades, bem como as soluções indicadas e sua efetividade estimulando o uso do álcool gel.
Descritores: Segurança do Paciente; Higiene das Mãos; Infecção hospitalar; Enfermagem.
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