Efetividade de ações educativas para adesão a meta de higienização das mãos em uma unidade clínica

Ana Carolina Targino da Silva, Luciana Guimarães Assad, Luana Ferreira de Almeida, Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Ronilson Rocha Gonçalves Rocha, Cintia Silva Fassarella

Resumo


Justificativa: A higienização das mãos constitui ação simples, de impacto significativo e eficácia comprovada na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Objetivo: Analisar a efetividade de atividades educativas na prática de higienização das mãos em unidade clínica. Método: Pesquisa quase-experimental em uma enfermaria de Clínica Médica. A amostra foi em sequência. Participaram da amostra 12 técnicos de enfermagem, 5 enfermeiros e 8 médicos. Foram realizadas atividades educativas voltadas para a equipe multiprofissional em abril (momento 1) e em agosto de 2019 (momento 2). Variável desfecho - Higienização das mãos; e variáveis explanatórias: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluídos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas do paciente; higienização com água e sabonete; higienização com álcool gel; não higienização. A análise dos dados aconteceu através de tratamento estatístico descritivo simples. Resultados: Observou-se aumento da higienização das mãos, de 34,6% para 57,2% após as atividades educativas. Tanto no momento 1, quanto no momento 2, o produto mais utilizado foi a água e sabão (28% e 43,5%, respectivamente), e a oportunidade mais atendida foi após o contato com o paciente (57,6% e 42,5%, respectivamente). Conclusão: O estudo indica a necessidade da implementação de estratégias contínuas de sensibilização dos profissionais que foquem na técnica de higiene das mãos, reconhecimento de oportunidades, bem como as soluções indicadas e sua efetividade estimulando o uso do álcool gel.

 

Descritores: Segurança do Paciente; Higiene das Mãos; Infecção hospitalar; Enfermagem.


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