ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS PÚBLICOS DO BRASIL
Resumo
Justificativa e objetivos. As Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) têm impacto no aumento da mortalidade dos pacientes acometidos por elas e nos custos econômicos em saúde. As ações de educação em saúde são de suma importância para o controle de infecções hospitalares e elas devem estar presentes no cotidiano dos profissionais de saúde. A pesquisa objetivou conhecer as ações e metodologias desenvolvidas por diferentes Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), vinculadas aos Hospitais Universitários Públicos no Brasil, que são destinadas a educação dos profissionais como forma de enfrentamento às IRAS.
Métodos: O estudo teve abordagem qualitativa e a pesquisa foi do tipo exploratória. Foram enviados questionários on-line para 44 Hospitais Universitários de todas as regiões do Brasil, obtendo resposta de 17 deles. Para analise dos dados foi utilizada a estatística descritiva simples e para as informações utilizou-se a técnica de analise de conteúdo (BARDIN, 2016).
Resultado: Verificou-se que os Hospitais Universitários são de grande porte e que predominam a utilização de metodologias de ensino tradicionais. Conclusões: O estudo evidenciou a importância da implementação de estratégias de educação adequadas para que os resultados possam garantir assistência segura ao paciente.
Descritores: Educação. Infecção Hospitalar. Hospitais Universitários.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License
Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo