Enterobacter asburiae resistente à carbapenem isolado a partir de superfícies de um hospital de médio porte

Mariéli Flores, RONALDO MACHADO, Huander Felipe Andreolla, Ana Paula Becker

Resumo


Justificativa e Objetivos: Os medicamentos carbapenêmicos são última opção de escolha para tratamento de Enterobactérias, porém a resistência à esses fármacos tem aumentado. Resta-nos investir em medidas de bloqueio da disseminação da transmissão cruzada. O objetivo do presente estudo foi de avaliar a presença de resistência aos carbapenêmicos de bactérias como colonizantes de funcionários bem como de isolados em superfícies de objetos.

Métodos: Foram utilizados swab’s de superfícies e interdigitais dos funcionários do hospital, inoculadas em meio TSB contendo um disco de imipenem (10 µg) e após incubação a 36 ºC por 12 a 18h, transferidas para ágar MacConkey e realizados os testes de identificação bacteriana e detecção de resistência.

Resultados: A partir de 38 coletas de interdigital dos profissionais do hospital e 17 coletas de superfícies, obtivemos dois resultados positivos para presença de enterobactéria resistente aos carbapenêmicos.  Os isolados foram identificados como Enterobacter asburiae e o teste de bloqueio enzimático mostrou não se tratar de resistência mediada por enzimas.

Discussão: E. asburiae é um patógeno oportunista que causa diferentes doenças humanas e tem resistência intrínseca à vários fármacos beta-lactâmicos. A cepa isolada nesse estudo também apresentou resistência aos carbapenêmicos dificultando ainda mais o tratamento. Enterobactérias que causam infecções em humanos com menor frequência podem ser isoladas a partir de superfícies, carreando mecanismos de resistência. Tal fato pode explicar infecções futuras através da contaminação cruzada.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo