O Antimicrobial Stewardship Program na educação médica do Brasil

Henrique Ziembowicz, Fábio Balbinot, Rochele Mosmann Menezes, Mariana Portela Assis, Eliane Carlosso Krummenauer, Adália Pinheiro Loureiro, Géssica Milani Carneiro, Jane Dagmar Pollo Renner, Andréia Rosane de Moura Valim, Marcelo Carneiro

Resumo


A descoberta dos antimicrobianos (ATM), no início do século XX, (trans)formou a forma em que os processos infecciosos acometiam a humanidade. Em paralelo ao avanço farmacológico, a Resistência Antimicrobiana (RAM) se configura como uma preocupação global em saúde. Assim, tornam-se relevantes o Antimicrobial Stewardship Program (ASP) no combate à emergência da RAM. O objetivo foi analisar como a literatura científica descreve a importância do ensino sobre ASP nos cursos de medicina no Brasil. Realizou-se um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa de literatura, utilizando-se como fonte os artigos publicados em periódicos indexados na base de dados SciELO. O ASP busca compreender e desenvolver medidas que possibilite realizar uma terapêutica visando prevenir a RAM, contudo a sua importância ainda não é bem compreendida. As relações entre o ASP e a educação médica são incipientes, o que aponta para a necessidade de maiores esforços pedagógicos a fim de combater a RAM.



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